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Estímulos e o desenvolvimento do cérebro da criança.

Desde o nascimento até os 5 anos de idade, o cérebro de uma criança se desenvolve mais do que em qualquer outro momento da vida. E o desenvolvimento inicial do cérebro tem um impacto duradouro na capacidade da criança de aprender e ter sucesso na escola e na vida. A qualidade das experiências de uma criança nos primeiros anos de vida – positiva ou negativa – ajuda a moldar o desenvolvimento do cérebro.

90% do cérebro de uma criança se desenvolve aos 5 anos

No nascimento, o cérebro médio do bebê tem cerca de um quarto do tamanho do cérebro adulto médio. Incrivelmente, ele dobra de tamanho no primeiro ano e continua crescendo para cerca de 80% do tamanho adulto aos 3 anos e 90% – quase adulto – aos 5 anos.

O cérebro é o centro de comando do corpo humano. Um bebê recém-nascido tem todas as células cerebrais (neurônios) que elas terão pelo resto da vida, mas são as conexões entre essas células que realmente fazem o cérebro funcionar. As conexões cerebrais nos permitem mover, pensar, comunicar e fazer quase tudo. Os primeiros anos da infância são cruciais para fazer essas conexões. Pelo menos um milhão de novas conexões neurais (sinapses) são feitas a cada segundo, mais do que em qualquer outro momento da vida.

Diferentes áreas do cérebro são responsáveis ​​por diferentes habilidades, como movimento, linguagem e emoção, e se desenvolvem em ritmos diferentes. O desenvolvimento do cérebro se desenvolve, à medida que as conexões acabam se vinculando de maneiras mais complexas. Isso permite que a criança se mova, fale e pense de maneiras mais complexas.

Os primeiros anos são a melhor oportunidade para o cérebro de uma criança desenvolver as conexões necessárias para ser um adulto saudável, capaz e bem-sucedido. As conexões necessárias para muitas habilidades importantes de nível superior, como motivação, auto-regulação, resolução de problemas e comunicação, são formadas nesses primeiros anos – ou não. É muito mais difícil que essas conexões cerebrais essenciais sejam formadas mais tarde na vida.

Como são construídas as conexões cerebrais

Desde o nascimento, as crianças desenvolvem conexões cerebrais através de suas experiências cotidianas. Eles são construídos por meio de interações positivas com seus pais e cuidadores e usando seus sentidos para interagir com o mundo. As experiências diárias de uma criança pequena determinam quais conexões cerebrais se desenvolvem e quais durarão por toda a vida. A quantidade e a qualidade do atendimento, estímulo e interação que recebem nos primeiros anos de vida fazem toda a diferença.

A importância dos relacionamentos

O relacionamento de uma criança com os adultos em sua vida é a influência mais importante no desenvolvimento do cérebro. Relacionamentos amorosos com adultos responsivos e confiáveis ​​são essenciais para o desenvolvimento saudável de uma criança. Esses relacionamentos começam em casa, com os pais e a família, mas também incluem professores e outros membros da comunidade.

Desde o nascimento, as crianças pequenas fazem convites para se envolver com os pais e outros cuidadores adultos. Os bebês fazem isso arrulhando, sorrindo e chorando. Cada um desses pequenos convites é uma oportunidade para o cuidador responder às necessidades da criança. Esse processo de “servir e devolver” é fundamental para as conexões do cérebro. Pais e responsáveis ​​que prestam atenção, respondem e interagem com seus filhos estão literalmente construindo o cérebro da criança. É por isso que é tão importante conversar, cantar, ler e brincar com crianças pequenas desde o dia em que nascem, para lhes dar oportunidades de explorar seu mundo físico e proporcionar ambientes seguros, estáveis ​​e acolhedores.

Experiências adversas na infância

As crianças que experimentam interações mais positivas nos primeiros anos passam a ser mais saudáveis ​​e mais bem-sucedidas na escola e na vida. Infelizmente, o oposto também é verdadeiro. Pobreza, exposição à violência familiar e falta de acesso a experiências precoces de aprendizado de qualidade podem impactar negativamente o desenvolvimento cerebral precoce de uma criança e, posteriormente, seu sucesso a longo prazo.

Traduzido e adaptado do link original:  https://www.firstthingsfirst.org/early-childhood-matters/brain-development/